sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Andy Mckee


ANDY MCKEE:
um gênio causa febre viral


Ultimamente tenho me deparado com um número grande de pessoas que assistem a um pequeno vídeo no Youtube e ficam chocadas. É um vídeo simples, com duração aproximada de três minutos, onde um jovem músico executa um violão de uma forma avassaladora, usando inclusive usando o corpo do instrumento como percussão. Estou falando de Andy Mckee, um violonista. Na verdade, com o perdão da expressão, um gênio. Esse vídeo (a música Drifting) já tem dois milhões e seiscentos mil acessos em apenas três meses no ar, e na contabilidade geral de cópias, outras músicas e afins, entre todos os vídeos que disponibilizou no Youtube Mckee alcançou a inédita marca de quase 5 milhões de acessos nesse mesmo tempo. É um fenômeno que se converteu em febre viral pelo mundo todo.


Confira o vídeo:





Como tudo na Internet, nem só de elogios vive esse novo fenômeno. Tenho ouvido pessoas - das mais diversas formações e filosofias - criticarem esse músico, assim como a sua performance, suas músicas e essa "febre" que tem se expandido exponencialmente pela REDE.

O teor principal da maioria dessas críticas é que "a música é simples", ou "a harmonia é pobre", ou mesmo "não existe vantagem em ficar batendo no violão". Tem ainda os "entendidos", os críticos que se julgam técnicos: "ele não é rápido o suficiente", "a música é sempre meio lenta", "tem violonistas melhores", "eu consegui tocar a música dele, então ele não deve ser tão bom assim...", "ele não vendeu quase nenhum CD" e BLA, BLA, BLA, BLA..

Pois tenho minha opinião a respeito, e gostaria de compartilha-la com vocês, que se deram ao trabalho de ler esse POST.





MÚSICA NÃO É ESPORTE


Fico triste em ver o tamanho do preconceito, da ignorância, da arrogância e especialmente da LIMITAÇÃO que faz uma pessoa achar que música é esporte.

Ele não toca por "velocidade", ou por "técnica", nem mesmo faz músicas para competir em alguma Olimpíada para ver se é melhor ou maior. Ele não conta o número de notas, ou acordes para ver se é melhor ou maior.Porque em música não tem melhor ou maior.

Se número de acordes ou harmonia complexa fosse prerrogativa de boa ou má música, não teríamos BBKing, Clapton, nem mesmo Noturno de Choppin. Não teríamos, Beatles, nem boa parte das pérolas mais emocionantes e bonitas da música mundial. Falo desde Noel Rosa até Egberto Gismonti (já ouviram "Água e Vinho"?). Falo desde Beethoven (o que é "Sonata ao Luar"?) até Ennio Morricone (por que Pat Metheny tocaria o tema de Cinema Paradiso?). Não teríamos John Cage, ou mesmo Marisa Monte. Miles Davis e a maioria dos standards de jazz.



Se o número de acordes, notas e velocidade fossem os critérios para se compreender e separar a boa música da má, seríamos SURDOS às interpretação, à dinâmica, à emoção e não entenderíamos o que significa ARTE. Seria o mundo dos DJs e dos computadores quantizados, que aliás, me parece um mundo próximo das pessoas que fazem esse tipo de crítica. Deixo claro que não tenho nada contra DJs. Mas não são músicos (embora muitos sejam, sim, artistas. Mas isso é assunto para outra ocasião...), ou pelo menos, não são enquanto "tocam" vitrolas.

Se venda de CDs é critério de boa música, a venda de qualquer obra de um artista também é. Nesse caso, Van Gogh é um idiota incompetente, pois nunca vendeu um só quadro em vida. E como ele, milhares.De artistas.

Não vou nem me dar ao trabalho de me estender mais sobre o assunto. Cada qual tem sua opinião..pois a ARTE não é feita disso? De emoções individuais, de catarses, de polêmicas, de transtornos, de dúvidas, de questionamentos?Por isso é ARTE. Não tem melhor. Não tem pior. Não tem linha de chegada ou recorde de tempo quebrado. Tem diversidade. E por isso, nasceu para não ter preconceito. Como eu disse, arte não é esporte.






DICAS - O ESTILO MCKEE
Demorei quase um dia inteiro para entender a técnica utilizada, e mais outro para reunir algumas informações que podem ajudar os músicos e violonistas. Façam bom uso das dicas!


1) A sonoridade provém de uma reunião de fatores, onde nesse caso, o tipo de corda, a densidade e a ação do braço em relação às cordas são determinantes.
2) O timbre sempre será melhor com um violão de aço, preferencialmente tipo FOLK, com boa madeira. Ele usa um de luthier, além de Andrew, mas consegue-se resultados excepcionais com um Martin e até mesmo com um Takamine. Para conseguir bom som com modelos inferiores, deve-se cuidar de outros fatores, como as cordas, microfonação e até mesmo efeitos (prioritariamente compressão).
3) Em relação as cordas, segundo Mckee, o melhor é optar por cordas de GUITARRA, pelo brilhos, sustain e suavidade. Ele usa Medium gauge strings (.056-.013) Dean Markley Alchemy Gold Bronze. A densidade varia de música para música e da forma como cada um se adapta à corda e ao estilo... mas densidades 0.12 teriam uma definição melhor, sem perder a maciez no tocar.
4) O ajuste entre braço e cordas é fundamental, especialmente para Driftin: as cordas devem estar paralelas ao braço. NÃO FICOU CLARO PARA MIM a relação de altura das cordas - para os TAPS é melhor que elas estejam mais distantes ou mais coladas ao braço?
5) Importante na execução é sempre procurar tocar relaxado e com suavidade, para melhorar a velocidade e a limpeza dos sons.

6) Cada música tem uma afinação específica. Ele não manté a mesma afinação para todas as músicas... Sem a afinação certa, o trabalho e a sonoridade serão mais difíceis.
7)LISTA COMPLETA DAS AFINAÇÕES:
7-14 - BF#C#F#BF#
Africa - DGDGAD capo 2nd
All Laid Back and Stuff - CGDGAD
Art of Motion - F#AC#G#BE
Building A Memory - GABCDG CGDGAD (harpguitar)
Common Ground - DADGBE
Dreamcatcher - DADF#AE
Drifting - DADGAD
For My Father - ECDGAD capo 3rd
The Friend I Never Met - EGBCDG EADGBE (harpguitar)
Heather's Song - BEADF#B
Into the Ocean - GABCDG EADGBE (harpguitar)
Keys to the Hovercar - ECDGAD capo 3rd
Nocturne - CGEbFBbD Ouray - CGDGBE
Practice is Perfect - DAEFAE
Rylynn - ECDGAD partial capo 5th fret, strings 6-3
Samus' Stardrive - CGEbFBbD
Theme From Schindler's List - GABbCDG EADGBE
Shanghai - EBDGBD partial capo 2nd fret, strings 6-2
She - BGDGAD capo 5th
A Sphere - C#G#C#G#A#F
When She Cries - CGDGBC
I use Medium gauge strings (.056-.013) Dean Markley Alchemy Gold Bronze.
There ya have it! Andy Mckee
ANDY MACKEE e seu HARPGUITAR




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